Metas 2023

12 metas simples mas importantes para seres mais produtivo em 2023

“Ano novo, vida nova”, é o que ouvimos todos os inícios de ano como uma forma de nos sentirmos mais motivados para mudar hábitos, sair da nossa zona de conforto e começar novas etapas. Mas esse excesso de motivação pode gerar o efeito contrário.

A grande maioria das metas que estabelecemos no início de um novo ano têm um índice de sucesso muito baixo, sendo que 80% delas fracassam no máximo até ao segundo mês. Isto porque esta mentalidade, muitas vezes imposta, de que é preciso mudar de vida a cada ano faz com que estabeleçamos metas demasiado ambiciosas e pouco realistas.

Atenção, não há nada de mal em estabelecer grandes metas, mas para isso é preciso pensar no que elas implicam e estabelecer pequenos objetivos que nos vão ajudar a chegar lá. Para além disso, esquecemo-nos de estabelecer pequenas metas e achamos que pequenas mudanças não irão ter impacto na nossa vida. Mas todas as grandes mudanças vêm de pequenas vitórias!

Gretchen Rubin (escritora sobre assuntos como hábitos e felicidade), numa entrevista para o blog do Trello, falou de uma lista de 12 mudanças pequenas e viáveis (uma por cada mês do ano) que todos nós deviamos fazer de modo a impactar positivamente a nossa produtividade e felicidade.

Janeiro:

ESCOLHE UM TEMA PARA AS METAS DO ANO NOVO

Pensa no que pretendes alcançar em 2023 e depois numa palavra ou frase que engloba todos esses objetivos. Por exemplo, se pretendes tirar um curso numa nova área define o tema como “aprender”. E depois leva esta palavra contigo para qualquer lado, usa como password do computador, como fundo do telemóvel ou escreve num papel e deixa na porta do teu frigorífico. No fundo, tenta que todos os dias vejas essa palavra e te lembres do teu objetivo.

Fevereiro:

COMPRA ALGO EXTRA

Uma dica para ajudar a aumentar a tua produtividade é comprares algo que, embora já tenhas, tinhas a vida muito mais facilitada se tivesses dois. Descobre qual objeto é esse e permite-te investir nisso. Por exemplo, o teu telemóvel fica sempre sem bateria no trabalho e esqueces-te sempre de levar o carregador? Compra outro para deixares no trabalho! Parece inútil e um gasto desnecessário, mas vais ver que vai ser menos uma preocupação no teu dia-a-dia.

Março:

DORME COM A ROUPA DE FAZER EXERCÍCIO

Leste bem… Rubin conta que já ouviu muitos relatos de pessoas que dormem com a roupa que usam para fazer exercício físico e dessa forma de manhã é menos um obstáculo que metem na cabeça delas. É só levantar da cama e ir! Todos sabemos que exercício físico é dos elementos mais importantes para a felicidade e produtividade de qualquer pessoa e que é uma meta que muita gente tem e que nunca consegue realizar ou manter. Experimenta esta dica!

Abril:

TEM TODAS AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS

Sejam ferramentas de organização de trabalho, seja uma cadeira de escritório, ter as ferramentas que sejam necessárias para nos ajudar a concretizar as nossas metas é meio caminho andado para a sua realização! As ferramentas certas vão tornar o teu trabalho mais fácil e mais prazeroso. 

Maio:

ELIMINA A APLICAÇÃO QUE TE CAUSA ANSIEDADE

Sabes aquela aplicação que abres assim que acordas? Onde desperdiças horas no trabalho? Que te causa ansiedade? Elimina! Pode ser um jogo, uma rede social ou até o email do trabalho que continuas a atualizar fora do horário laboral… Se é uma app que te rouba tempo e energia que podias estar a usar para fazer outra coisa mais prazerosa, não está a ser boa para ti e para a tua produtividade. 

Junho:

DETERMINA UMA HORA PARA DORMIR

Quantas vezes não estabelecemos o objetivo de ir dormir mais cedo e de dormir 8h por noite e quando damos por ela estamos a fazer scroll no Instagram há mais de 2h!? Então está na hora de estabelecer uma hora para ir dormir! Escolhe um horário que te permita descansar o tempo necessário e afasta-te de qualquer estímulo que possa manter-te desperto. 

Julho:

CRIA UMA ROTINA NOTURNA

Para além de estabelecer um horário para ir dormir, é importante estabelecer uma rotina noturna. Muitas vezes vamos dormir mais tarde porque ainda temos coisas por fazer: tomar banho, lavar a loiça, fazer a marmita, tarefas que deixámos para mais tarde. Mete um alarme umas horas antes da hora que estabeleceste para ir dormir e dedica-te a essas tarefas para conseguires ir dormir descansado à hora pretendida. 

Agosto:

REGRA DE 1 MINUTO

A regra de 1 minuto dita que tudo o que consegues fazer em menos de minuto, faz logo. Guardar aquele documento, colocar o casaco no cabide e não na cadeira, tarefas que parecem pouco importantes na altura mas que vão fazer uma enorme diferença na quantidade de coisas que vais ter para fazer no futuro. Tarefas realizadas, menos stress, mais produtividade!

Setembro:

ESCOLHE UMA DIVISÃO DA CASA E FAZ UMA LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO A FUNDO

Já todos ouvimos dizer que quando o ambiente à nossa volta está sujo e desorganizado, a nossa mente também vai estar desorganizada. E não é mito! Se tens uma divisão da casa que está há meses a incomodar-te e continuas a evitar e a fechar a porta, é desta! O sentimento depois de ter tudo limpo e organizado vai compensar. Menos uma preocupação e mais um objetivo alcançado. Quando o ambiente à nossa volta está limpo e organizado, a nossa mente também vai estar e vamos ser mais produtivos. 

Outubro:

INVESTE NOS TEUS SENTIDOS

O estado de consciência plena pode afetar a nossa produtividade de diversas maneiras, desde aumentar a nossa resiliência ao stress, até aumentar a nossa capacidade de foco e atenção. Mas para conseguir chegar a este estado de consciência não precisamos de meditar durante horas todos os dias, às vezes basta apenas nos conectarmos com os nossos sentidos. Pode parecer superficial, mas parar uns minutos durante o dia e fechar os olhos, ouvir a nossa música favorita, respirar o ar puro ou deliciarmo-nos com a nossa comida favorita, são momentos que nos ajudam a intensificar o nosso estado de consciência. Isto vai ajudar-nos a diminuir o stress, a relaxar e consequentemente, a sermos mais produtivos.

Novembro:

SAI DE CASA TODOS OS DIAS

Nesta altura do ano o clima começa a arrefecer, os dias já são mais curtos e é mais fácil entrar na rotina casa-trabalho-casa. No entanto, todos sabemos que a falta de luz solar faz-nos sentir mais desanimados, cansados e, consequentemente, menos produtivos. Por isso, independentemente do clima, faz um compromisso contigo próprio de  sair todos os dias no mês de Novembro, nem que seja sair do escritório na hora de almoço ou ir a pé comprar aquele ingrediente que falta para o jantar. Mesmo nos dias mais nublados, esticar o corpo e apanhar ar fresco vai melhorar o teu humor e aumentar a tua produtividade.

Dezembro:

ESCONDE O TELEMÓVEL

Está comprovado que ter o telemóvel no nosso campo de visão, mesmo desligado, diminui a nossa capacidade cognitiva, influenciando assim o nosso foco e a nossa produtividade. Por isso se queres ser mais produtivo, esta pequena mudança pode fazer toda a diferença: mete o telemóvel sem som ou desligado onde não o consigas ver e alcançar com facilidade. Por exemplo, se deixares o teu telemóvel noutra divisão dificilmente vais ter vontade de o ir buscar quando te lembrares dele. Para além de que não o teres ao teu lado, vai facilitar que não tenhas a tentação de ver as notificações a cada 5 minutos. Desta forma, consegues estar mais concentrado e ser mais produtivo. 

Podem parecer metas pequenas ou até que não façam sentido, mas com elas em prática vais ver que irás ser uma pessoa muito mais produtiva! Vamos a isso? 



Phone
Email
Messenger
Messenger
Phone
Email