26 Ago 6 mitos sobre trabalhar em coworking
Os conceitos de coworking e espaços de cowork não são muito antigos. O primeiro espaço oficial de cowork surgiu em 2005 em São Francisco e desde aí que ficou na “moda”.
Ao longo dos anos este conceito alastrou-se pelo mundo e muitas empresas ou profissionais independentes optaram por este método de trabalho. Mas ainda existem muitos mitos sobre o que é trabalhar em coworking.
Hoje vamos desmistificá-los! 😎
❌ Não há privacidade
Visto que os espaços de cowork são, normalmente, espaços abertos em que as pessoas e empresas de diversas áreas trabalham num espaço comum e, por vezes, até em secretárias compartilhadas, existe a ideia de que não se tem privacidade.
Mas é um mito! Os espaços de cowork disponibilizam salas privadas onde os seus coworkers ou convidados podem trabalhar num ambiente mais silencioso e privado.
Na Fusion Cowork temos três salas de tamanhos diferentes onde podes trabalhar, ter reuniões e até dar formações, workshops ou palestras.
❌ O espaço não tem uma boa estrutura
As pessoas podem achar que um espaço de cowork é apenas o espaço físico onde vão trabalhar, mas na verdade é muito mais para além disso. Um bom espaço de cowork oferece todas as condições para que os seus coworkers se sintam o mais confortável possível e não tenham que se preocupar com mais nada para além do seu trabalho.
Boas condições, boa iluminação, secretária equipada, boa internet, salas privadas, impressora, cacifos, receção, espaço de lounge, são alguns exemplos de coisas essenciais que a Fusion Cowork garante.
❌ Distração por causa do barulho
Apesar de ser um espaço comum onde muitas pessoas estão a trabalhar, ter reuniões, falar com o resto da equipa ou, simplesmente, a trocar ideias e experiências entre si, todas as pessoas presentes num espaço de cowork devem estar cientes das regras e respeitá-las. O respeito mútuo deve ser uma constante entre os coworkers.
No caso da Fusion temos um Código de Conduta no site disponível a todos, onde estão estipulados determinados procedimentos para o melhor funcionamento do espaço.
❌ Facilita a procrastinação
Pode parecer que trabalhar num espaço compartilhado, com flexibilidade e comodidade, irá levar a que não se trabalhe tanto e se fale mais. Mas na verdade, num espaço de cowork os profissionais são, por norma, pessoas empreendedoras, motivadas e empenhadas nos seus negócios e conseguem criar um equilíbrio entre trabalho e lazer.
Além disso, uma das principais vantagens em trabalhar em coworking é a possibilidade de aumentar a nossa rede de networking. A partilha de ideias e experiências não só é bem vinda como vantajosa para o nosso trabalho.
❌ Ambiente inseguro
Um espaço aberto a tanta gente pode transmitir insegurança, mas não é bem assim. Para que os coworkers se sintam seguros e todas as relações se desenvolvam de forma adequada, os espaços de cowork devem ter uma estrutura direcionada para a segurança do local e de todos.
Um bom sistema de segurança de entradas e saídas, recepção dos visitantes, armários, cacifos, câmaras de segurança, são alguns exemplos de elementos essenciais. A Fusion neste aspeto também não é excepção!
❌ Apenas para empresas de tecnologias
Visto que no início o conceito de espaço de cowork era essencialmente direcionado para startups, existe a ideia errada de que estes espaços são exclusivos para empresas de tecnologia e semelhantes.
A verdade é que qualquer pessoa e qualquer empresa pode trabalhar em coworking. Basta querer. Empresas de tecnologia, comunicação, contabilidade, escritores, advogados, consultores, etc. Há espaço para qualquer um!
Ainda tens dúvidas se coworking é uma boa opção? Visita-nos e vê pelos teus próprios olhos!