sustentabilidade no trabalho

Sustentabilidade no trabalho

Quando pensamos em sustentabilidade pensamos logo em fatores como a preservação dos recursos naturais, mas na verdade pode e deve estar presente em vários aspetos da nossa vida, incluindo no nosso local de trabalho.

Num espaço de coworking, essa responsabilidade deve partir de todos os coworkers e existem pequenos gestos que fazem toda a diferença!

Não aos materiais descartáveis 🍽️

Alguns espaços de cowork têm à disposição dos seus coworkers toda loiça que possam precisar para as suas refeições e uma máquina de água filtrada, como é o caso da Fusion. Desta forma, evita os copos de café descartáveis, as garrafas de água de plástico e outro tipo de lixo descartável que possa ser substituído. Não precisas de te preocupar com o “trabalho” de lavar depois a louça porque temos uma máquina que faz isso por nós!

Menos impressões 🧑‍💻

Se não é assim tão importante que esteja impresso, guarda de forma digital! Na era que vivemos, em que a leitura, partilha e armazenamento de documentos já é tão fácil e comum na forma digital, não há necessidade de gastar grandes quantidades de papel em impressões “desnecessárias”. Se for mesmo preciso imprimir, opta por opções mais sustentáveis, como por exemplo a impressão em ambos os lados da folha, que reduz o gasto em 50%. As impressões que já não precises, reaproveita-as para papéis de rascunho por exemplo!

Menos e-mails ☁️

Sim, a internet também não está livre da pegada de caborno! Estamos a falar de uma rede com milhares de milhões de máquinas, com milhares de milhões de dados, armazenados em centros de dados que requerem muita energia, tanto para operar os servidores como para os manter refrigerados. É por isso que, por exemplo, o Facebook construiu a sua central de dados num país de clima frio. Por isso, um e-mail com pouco mais de uma palavra pode ter um custo bem maior do que aquele que esperávamos. Nos últimos anos, o aumento exponencial dos dados gerados pelo mundo tornou estes centros de dados responsáveis por quase 2% das emissões de gases com efeito de estufa, uma percentagem já perto da indústria da aviação.

A escolha do transporte 🚲

Para o ambiente faz toda a diferença o meio de transporte que decidimos usar para ir trabalhar. Se for possível, partilhar viagens de carro, usar os transportes públicos ou até andar a pé ou de bicicleta, são comportamentos que vão contribuir para uma rotina mais sustentável. A pandemia, por exemplo, mostrou-nos que muitas viagens de negócios podem ser evitadas e podem ser resolvidas por uma videochamada.

A separação do lixo é obrigatória ♻️

A reciclagem já é um conceito muito conhecido mas que, por isso, já cai no esquecimento. Sempre que temos à nossa disposição contentores de reciclagem devemos usá-los e não acabar por usar apenas o lixo comum. A Fusion não é excepção! Oferecemos essa opção e garantimos a separação enquanto for da nossa responsabilidade.

Desligar os equipamentos e luzes 📴

Depois de um dia de trabalho desliga todos os equipamentos e/ou retira todas as fichas das tomadas. Apesar do consumo de energia não ser muito alto, é um gasto desnecessário do qual nunca nos lembramos. Para além obviamente das luzes que devem sempre ser desligadas quando não estão a ser utilizadas. Sempre que possível aproveita para trabalhar com luz natural, só traz vantagens para o ambiente e para a tua produtividade!

No fundo, se todos nós metermos em prática estas pequenas mas grandes mudanças no nosso dia-a-dia, o planeta agradece! 🌍🧡



Phone
Email
Messenger
Messenger
Phone
Email